Entre os anos de 1500 e 800 a.C. a base da cultura hindu foi a religião Védica, apresentando os Vedas (que significa Sabedoria, Conhecimento) e era transmitida oralmente. Os hindus acreditavam que os Vedas teriam sido ditado por Brahma (Deus Supremo, O Criador). A partir daí criou-se o Período chamado de bramânico, onde houve uma evolução da cultura Védica, com mais rituais e um aprofundamento nos textos.
Os hindus conservavam os textos sagrados do bramanismo (os Vedas e Bramanas) e os Upanishads (que são 108), que introduziram o “voltar pra dentro de si mesmo”.
Após essa época surge o Período Épico, e o que chamamos dos texto acadêmicos (matemática, astronomia) além dos grandes épicos, como o Mahabarata (que é o texto mais extenso da literatura humana), que contém o Bhavagad Gita (O Canto Celestial), onde Krishna descreve para Arjuna (seu discípulo) o sistema do Yoga. E ainda o Ramayana (O veículo da virtude), que são as narrativas sobre a vida de Rama, uma história baseada nos conceitos de lealdade, amizade e devoção. Essa época tem como característica o desaparecimento dos antigos deuses védicos, reduzindo-os a principalmente:
Ambos têm ideias na tradição bramânica védica e pretendem fornecer aos homens uma maneira de minimizar os sofrimentos.
O Yoga, por sua vez, trata da dinâmica de livrar-se dessas ataduras e mostra as técnicas práticas para se obter essa libertação ou a integração (kaivalya). Surgia como uma necessidade do homem de transcender sua condição humana, onde inclui-se o sofrimento, frustrações e doenças.
O próprio Buda (que nasceu por volta de 563 a.C.) praticou Yoga com mestres com Arada Kalam e Uddaka Ramaputta.
Tanto o Budismo indiano quanto o Jainismo defendem o ascetismo e a prática de diversas técnicas de meditação, ou o “controle da mente”, para a libertação (moksa ou nirvana) da roda de renascimentos condicionados (samsara), aos quais as consciências individuais estão presas.
Bem-estar social: YAMAS E NYAMAS:
As disciplinas para com o mundo externo (conceitos éticos):
1- Ahimsa = não violência, não matar;
2- Satya = a verdade, não mentir;
3- Asteya = não roubar, não se apropriar indevidamente;
4- Brahmacharya = controle dos estímulos sexuais;
5- Apariguraha = não ganância, o desapego, ausência de cobiça.
2- NYAMAS:
1- Sauca = purificação: física, sutil, mental; pureza;
2- Santosha = contentamento;
3- Tapas = austeridade, prática, autodisciplina;
4- Swadhyaya = estudo dos textos espirituais; auto-estudo;
5- Ishvara Pranidhana = auto-entrega; devoção,
3- ÁSANAS (posturas)
4- PRANAYAMAS (controle do prana vital)
5- PRATHYAHARA ( controle dos sentidos, instintos)
6- DHARANA (concentração)
7- DHYANA ( meditação)
8- SAMADHY ( estado de União com o Todo)
Lembrando-nos mais uma vez: “Yogash Citta-Vritti-nirodhah”, Yoga é a cessação os turbilhões da mente”.