De Barriga pra cima!
É comum durante a gravidez ouvirmos que não se pode deitar de barriga para cima ou do lado direito e que a melhor posição é deitada do lado esquerdo. Mas você sabe por que?
Na segunda metade da gestação, com o útero maior e mais pesado, quando deitamos de barriga para cima ou do lado direito facilitamos a compressão dos grandes vasos abdominais, incluindo a veia cava, causando uma diminuição da pressão arterial e desconfortos como mal estar, tontura, falta de ar e náuseas. Podendo, em uma situação extrema, dificultar a circulação para o bebê por diminuir a passagem de sangue para o útero e a placenta.
Na pratica de yoga, com a gestação mais avançada, evitamos o relaxamento em savasana (postura do morto) exatamente para evitar esses desconfortos.
Deitada do lado esquerdo com almofadas acomodando cabeça, braço direito e perna a gestante consegue relaxar melhor.
Essa posição também é muito indicada para o sono.
Mas veja, muitas mulheres se deitam do lado direito ou de barriga pra cima até o final da gestação sem grandes problemas. O importante é a nossa percepção de conforto. Não se preocupe se acordar no meio da noite de barriga pra cima ou do lado direito, apenas de preferência ao lado esquerdo. Da mesma maneira que para algumas mulheres não é confortável fazer o relaxamento no final da aula deitadas do lado esquerdo e aí então podemos fazer o próprio savasana em um tempo mais curto ou usar bolster, cobertores e almofadas para acomodar o tronco e evitar desconfortos.
Marcelly Ribeiro é educadora física, doula e instrutora de Yoga pré-natal em S.P. Mãe de Olívia
www.yoganagravidez.com.br
Clique para receber nosso newsletter