Posturas principais para a prática de Yoga Pré-Natal,
Nos primeiros 3 meses da gravidez, em que o óvulo fecundado está se fixando na parede do útero para que o processo da gravidez continue ocorrendo, não é aconselhável que a mulher faça uso extremo de sua força muscular! Quando ela exagera demais, os vasos sanguíneos se contraem e o sangue tem mais dificuldade de levar o oxigênio ao feto, por isso: maneire!
Para quem nunca praticou Yoga e está iniciando as aulas de Pré-Natal, vale lembrar alguns dos Yamas e Nyamas (preceitos éticos) como Ahimsa (não violência) e Satya (a verdade) e utilizá-los em todos ásanas praticados. Sendo verdadeira consigo mesma, não sendo violenta, ou seja, não passando do seus limites e se respeitando essa nova fase da vida, expressando Santosha ( o contentamento).
O corpo físico pede mesmo um descanso maior nesse período para que todo o processo das mudanças físicas e psíquicas possam acontecer! Aproveite para encontrar seu novo ritmo, se conhecer melhor e interiorizar–se ainda mais!
No Yoga Pré-Natal, algumas posturas podem/devem ser feitas do início até o final da gestação. São elas:
1- equilíbro;
2- fortalecimento do assoalho pélvico e períneo
3- alongamento e fortalecimento da lombar
4- alongamento lateral
5- respirações (ampliar a caixa torácica)
6- relaxamento/ aquietar/ diminuir a ansiedade
1- Posturas de Equilíbrio:
O eixo do corpo da gestante vai mudando com o crescimento do bebê e psicologicamente, a mulher também deve ir se adaptando ‘as mudanças externas e interiores!
Vrikshasana - Postura da Árvore
Natarajanasana - Postura da Dança Real
2- Posturas de fortalecimento do assoalho pélvico e períneo:
Toda musculatura exigida na hora do parto deve ser fortalecida, externa e internamente, como o assoalho pélvico e períneo.
Utkasana - Cócoras
Setu Bandha Sarvangasana - Ponte
3- Alongar e fortalecer a lombar:
Com o aumento natural da barriga, do peso, as mulheres não devem descuidar da lombar, tornando-a mais flexivel e forte.
Mayrasana- Gato
Parvatasanana - Postura da Montanha
4-Alongamento lateral:
Esses ásanas criam espaços que melhoram a respiração da mulher, e permitem o melhor encaixe do bebê na postura correta para o parto normal
Trikonasana - Triângulo
5- Respiração e postura corretas:
A capacidade respiratória pode ser melhorada com alguns ásanas que permitem maior entrada e saída do ar. Isso gera mais oxigenação para o feto. Uma postura correta minimiza dores na coluna e facilita a respiração, trazendo bem estar para ambos! Respirar profunda e lentamente faz bem a saúde!
Matsyasana - Postura do Peixe
Há ainda as posturas que melhoram a digestão (Postura do Hérói – Virasana), a circulação (Viparita Karani), a região pélvica, (Baddha Konasana- Borboleta) enjôos, azias e o metabolismo (pranayamas). Outras fortalecem pernas e braços (Virabhadrasana I e II)
Virabhadrasana - Postura da Guerreira
6- Lembrando sempre que ao final de toda aula deve haver uma relaxamento para que a futura mamãe sinta-se revigorada após a prática e o bebê receba toda essa sensação e ambos fiquem ainda mais conectados!
***ATENÇÃO ao que não se deve fazer durante a gravidez:
1) Inciantes não devem fazer posturas invertidas.
2) Não fazer torções fortes
3) Não reter o ar durante os pranayamas (exercícios de respiração).
4) Nunca praticar posturas em decúbito ventral.
Adriana Vieira – Instrutora de Yoga em Santos, com especialização em Yoga Pré-Natal pelo GAMA (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa) e Escola Carmen Perez. Doula certificada. Pós-graduada em Hatha Yoga pela Uni-FMU (2005), com curso de Iyengar Yoga na B.K.S.Iyengar Yoga Institute Amsterdam. Jornalista, casada, mãe de dois maravilhosos filhos.
Clique para receber nosso newsletter