F L X G Instagram

Yamas e Nyamas...para crianças...e adultos também!

- No Yoga temos 8 passos primordiais para seguir se quisermos ficarm bem conosco mesmos e com os outros! Esses passos não foram criados ou inventados
Namaskar Yoga Jean Piaget foto: Adriana Vieira
para nos punir, ou para nos policiarmos, mas sim, para nos ajudar, nos orientar! Se não cumprirmos esses passos não vamos pra lugar ruim nenhum e nem mesmo vamos ser considerados errados (aliás, o que é certo e o que é errado Happy

Servem como um guia para encontrarmos nossa própria paz interior e ainda nossa saúde física e mental, conhecida como Samadi!

Os dois primeiros passos são conceitos éticos para vivermos em harmonia com gente, e também com todos que nos rodeiam. São conhecidos como Yamas e Nyamas. Quando praticados desenvolvemos nossos valores e virtudes como a generosidade, a amorosidade, e o respeito por si mesmo e por todos os seres humanos.


Os 5 Yamas  são os conceitos éticos para viver em comunidade, sociedade:


1- Ahimsa             = Não-Violência (não ser bruto, respeitar o seu limite e o dos outros, em pensamentos, palavras e fisicamente também)

2- Satya              = A Verdade     (dizer a verdade e fazer o que se diz)

3- Asteya             = Não Roubar    (não roubar o tempo dos outros, as ideias, objetos)

4- Brahmacharya  = Fazer tudo bem feito, da melhor maneira que puder, sem ser perfeccionista)

5- Aparigraha        = Não Acumular   (é o desapego, o não juntar o que não precisamos, ter o que é necessário)


E ainda existem os 5 Nyamas, conceitos para vivermos bem conosco mesmos:


1- Sauca             = Limpeza       (ter pensamentos positivos, tomar banho, escovar os dentes, comer o necessário e o que é saudável, sem exageros)

2- Samtosha          = Contentamento (aceitar e agradecer o que temos)

3- Tapas             = Perseverança-Disciplina (fazer algo com esforço e persistência)

4- Svadhyaya         = Estudo        (estudar algo com dedicação e amor)

5- Isvara-Pranidhana = Caminho Espiritual (crescer interiormente e vivenciar na prática aquilo que acredita e o que se estuda, no dia a dia)


Namaskar Yoga Jean Piaget foto: Adriana Vieira
Praticando esses conceitos vamos nos sentindo melhor conosco mesmos, aprendendo a sentir nossas profundas e reais necessidades, e vivendo uma vida mais leve e tranqüila! Nossa mente fica então mais relaxada, gastando menos energia com pensamentos repetitivos ou negativos!

O terceiro passo do Yoga são os Ásanas e as crianças que aprendem os Yamas e Nyamas praticam os Ásanas do Yoga respeitando seus próprios limites (físicos e mentais), e também de seus amigos!

Então, não importa de Yama ou Nyama você comece...o importante é dar o primeiro passo...rumo ‘a um futuro melhor...e mais sincero! Verdadeiro= Satya

Fotos alunos do Colégio Jean Piaget (05-12-09)

Namastê!

blog comments powered by Disqus