Através das histórias contadas e também de canções devidamente elaboradas para o público infantil, somando-se jogos interativos, brincadeiras e exercícios de concentração, trabalhamos com nossos pequeninos, os ásanas (posturas psicofísicas), os pranayamas (respirações) e ainda os conceitos dessa filosofia, que são os Yamas e Nyamas. Dentro desses conceitos estão: o compartilhar, o respeito ao outro, a si mesmo e ao meio ambiente, o respeito à diversidade, o aprender com o outro, estudar, ter e manter a disciplina (tapas), a valorização da verdade (satya), coibir a violência (ahimsa), cultivar a amizade, entre outros.
O processo é sempre lúdico e as brincadeiras durante as aulas de yoga para crianças são elaboradas sempre respeitando cada idade e o desenvolvimento psicomotor e psicológico dos pequenos. Jogo de memória, percepção táctil, circuito de yoga, posturas (ásanas), leituras, músicas, mímica, estátua, jogos em duplas e em grupos, perceber o ato de respirar, a singularidade entre o agir, o observar e o relaxar, entre o movimentar-se e o parar, entre o inspirar e o exalar. Outro ponto forte nas aulas é o estímulo a arte com pinturas de mandalas, desenhos das posturas e muito mais!
Por vezes sentimos falta de ter uma aula na escola que faça parar para sentir, pensar e refletir mais, assim, esperamos que essas crianças cresçam mais cientes de quem elas são, e do que são capazes de fazer, e que dessa forma possam com amor e alegria cumprir o papel delas cada vez mais e melhor, para o bem de si mesmas e de toda a sociedade que compartilha de um mesmo espaço: a Terra!
O amor a si próprio é fundamental para que possamos amar o próximo
Namastê
Texto elaborado para o Colégio Novo Tempo em 2012- por Adriana Vieira
Clique para receber nosso newsletter